A salada é uma grande aliada de quem quer emagrecer. Isso, desde que seja feita com os ingredientes apropriados, é claro. O prato, além de ser pouco calórico, conta com alimentos ricos em água e fibra, responsáveis por garantir saciedade ao corpo. Para você tirar o máximo dela, confira nossas dicas a seguir.

 

1. “Castanhas, nozes e grão-de-bico são ótimas adições para as receitas e causam saciedade rapidamente. As oleaginosas desempenham esse papel graças às gorduras boas de suas composições”, explica a endocrinologista Mariana Farage, do Rio de Janeiro.

 

2. “Já as leguminosas são precursoras da produção de serotonina, que colabora com a sensação de saciedade”, continua a médica.

 

3. Esse mix de ingredientes desenvolve bactérias boas no intestino, o que turbina o emagrecimento! “Os macronutrientes das verduras e dos legumes alimentam bactérias intestinais e desenvolvem outras capazes de melhorar a qualidade de vida e o funcionamento do órgão”, acrescenta.

 

4. De acordo com Mariana, a regra é manter, pelo menos, quatro cores diferentes no prato e brincar com texturas e sabores diversos para uma refeição de interessante valor nutricional.

 

5. “O tomate traz um doce na preparação e é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres associados ao câncer e envelhecimento precoce da pele”, afirma.

 

6. As folhas escuras, como rúcula, agrião e couve, também devem fazer parte da composição, por serem fontes de ferro, ácido fólico, magnésio e vitamina K.

 

7. “A salada ideal é montada com 40% de vegetais, 30% de carboidratos, 20% de proteínas e 10% de gorduras boas”, sugere a nutricionista Luanda Naus, do Rio de Janeiro.

 

8. Na hora de temperar a salada, vá de azeite, vinagre, iogurte, limão, ervas frescas ou secas. Os molhos industrializados, sal em excesso, queijos amarelos, bacon, embutidos, maionese e creme de leite devem ser evitados, uma vez que são ricos em sódio e gorduras ruins.

 

 

Fonte: Corpo a Corpo

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